Sem categoria

05 campos do direito que estão em expansão no Brasil

Com o intuito de seguir as mudanças da sociedade e se ajustar às novas exigências do mercado, a área jurídica se atualiza e atravessa profundas inovações nos últimos anos.

Neste sentido, é recomendado descobrir quais são as áreas que estão em destaque no Brasil, visando aproveitar a expansão e se encaixar profissionalmente. Só que você tem ideia de quais são os nichos que estão crescendo no país?

Descubra os 05 campos jurídicos em alta no país

  1. Direto Tributário

O direito tributário continua em alta no Brasil. Com o dever de seguir as mudanças no cenário, os profissionais necessitam estar prontos para dar conta de todas as novas exigências e se ajustar às constantes variações tributárias no Brasil com inúmeras reformas e com as dúvidas que possam se originar destas alterações. Isso significa que o direito tributário pode ser visto como um nicho que sempre deve ser levado em consideração.

  1. Direito do Entretenimento

Com o aumento dos meios de produção, sobretudo, pela diversidade de plataformas existentes com os novos dispositivos, é possível que a necessidade dos segmentos de direito relacionado ao entretenimento e ao direito autoral dispare em breve.

A expectativa é que ocorra maior busca na colaboração de contratos para concessão de direitos audiovisuais, liberações autorais, leis de fomento à cultura, entre outras formas de incentivo.

Isso se consolida com a multiplicação de conteúdo a ser disseminado e regularizado, como os ebooks, o conteúdo on demand, as lojas virtuais e a transmissão por streaming. Tudo isso ainda é muito recente no Brasil e vai ocasionar a procura por profissionais capacitados.

  1. Direito do Petróleo e Gás

O território nacional possui uma grande regulamentação federal com relação à exploração petrolífera e de outros componentes minerais. Com o começo dos trabalhos na área do Pré-Sal, a expectativa é de elevar a procura no setor de consultas e contensão destas medidas com contratos de concessão.

  1. Direito digital

O direito digital é um dos segmentos jurídicos que mais se transformou nos últimos anos, em função da aprovação do Marco Civil da Internet, em 2014. A partir daí, a lei criou direitos e obrigações aos internautas, ao governo e aos provedores nas relações virtuais.

Mas, existem inúmeros conflitos que surgem nestas relações digitais, como, por exemplo, a neutralidade da rede, questões de concorrência comercial, responsabilidade criminal e liberdade de expressão. O setor está em crescimento e necessita de gente especializada.

  1. Direito Desportivo

Em função de o país ter recebido grandes eventos esportivos (Copa do Mundo e as Olimpíadas) nos últimos anos, foi causado um salto de qualidade no direito esportivo.

A parte positiva é que essa solicitação de mão de obra não acabou com o encerramento deste ciclo, uma vez que inúmeros mecanismos de estimulo aos esportistas possuem vínculo a longo prazo.

Através do direito esportivo, os advogados podem trabalhar em tribunais das respectivas modalidades, monitorando os contratos de esportistas, orientando as entidades, aconselhando as agremiações e até mesmo os empreendimentos que planejam patrocinar ou já patrocinam.

 

Sobre o Autor

André Pereira

Deixe um Comentário