Carreira & Sucesso Gestão e RH

5 dicas para melhorar o seu currículo

Escrito por meuadv

Na maioria dos processos seletivos, o currículo é o nosso primeiro contato com as empresas, e com ele podemos causar uma boa ou má impressão logo de cara. Muitas pessoas se sentem inseguras e até mesmo medo ao desenvolver o seu currículo. Pensando nisso selecionamos 5 dicas que vão ajudar você a melhorar o seu.

1 – Curto e objetivo.

As pessoas geralmente cometem o erro de pensar que um currículo extenso é sinônimo de experiência e qualificação. Talvez fosse assim no passado, mas atualmente as empresas procuram por informações mais diretas, muitas vezes para não perder tempo analisando várias folhas de um mesmo candidato. O ideal é uma ou no máximo duas folhas.

Mas quais informações devo colocar no meu currículo?

  • Seus dados pessoais (Nome, email,endereço, telefone e uma foto bastam);
  • Informações acadêmicas (Curso, Instituto de ensino e período de curso);
  • Experiência profissional (Empresa, cargo, funções exercidas e período de contratação);

            Ex: Cursos de informática, seminários, etc.

  • Informações adicionais (qualificações extras);
  • Referências.

2 – Filtre informações.

Lembre-se que omitir não é o mesmo que mentir. Ao descrever suas experiências profissionais, mencione apenas as que julgar importantes para o seu futuro. O mesmo vale para as informações acadêmicas. Caso a empresa se interesse, ela pedirá por demais  informações no decorrer do processo seletivo.

3 – Obtenha mais qualificações.

Com o avanço do ensino à distância, ficou muito fácil se qualificar em diversas áreas investindo muito pouco. Cursos 100% online como graduação, pós-graduação, ou simplesmente cursos básicos, estão disponíveis 24h/dia, e muitas vezes com preços bem acessíveis. Mas lembre-se que objetivo é obter mais conhecimento, e não apenas mais um diploma ou certificado.

4 – Tenha boas referências.

As referências são uma parte muito importante do seu currículo. Através delas a empresa contratante buscará por informações em seus antigos empregos. Se você não possui experiências no mercado de trabalho, você pode optar por professores e tutores, nesse caso, peça autorização antes de colocá-los como referências.

5 – Peça opiniões.

Caso não se sinta seguro na construção do seu currículo, peça a ajuda de amigos e pessoas mais experientes, eles poderão ser muito úteis, pois provavelmente já fizeram isso diversas vezes. 

E lembre-se que ter o melhor currículo e as melhores qualificações, nem sempre são o suficiente para a contratação. Muitas vezes as empresas buscam por um perfil específico de profissional, e esse nem sempre será você. O importante é nunca desistir e encarar  cada “Não” como mais uma experiência e oportunidade de aprendizado.

Sobre o Autor

meuadv

1 Comentário

  • eu anatala de jesus santana de amargosa ba dena de ja agradeço e aguardo resposta com a maior brevides posilve telefone pa contatos (75)981596138

Deixe um Comentário