Carreira & Sucesso Dicas

Comportamentos ideais para impressionar em uma entrevista de emprego

A concorrência por uma vaga de emprego, independente do segmento, está cada vez mais elevada em função do desemprego em todo o país. Por isso, qualquer cidadão, que tenha uma entrevista de trabalho agendada, precisa tomar alguns cuidados para causar uma excelente impressão.

Dicas para causar ótima impressão na sua entrevista de emprego

  1. Currículo

Este é o primeiro passo para qualquer pessoa que tenha interesse em concorrer a uma vaga. Portanto, você deve compreender que um currículo bem feito equilibra um conteúdo detalhado sobre a sua formação acadêmica e experiência profissionais com uma apresentação discreta e objetiva.

Vale ressaltar que você não deve tirar diversas cópias de um mesmo currículo e sair entregando sem nenhum critério. É fundamental que você faça modificações pontuais a cada chance de encaminhar o seu histórico profissional.

Além disso, você pode deixar essa personalização ainda mais clara na carta de apresentação. Neste material, você deve adicionar os dados que tem do empreendimento e procurar repassar, de modo breve, o motivo para ser convidado a uma entrevista pessoal.

Você não pode deixar de adicionar no seu currículo: nome completo, data de nascimento, naturalidade, endereço atual, telefones para contato, endereço eletrônico e escolaridade. Cursos devem ser direcionados para o setor no qual está tentando uma vaga, frisando a ligação com o serviço em questão.

  1. Apresentação

A sua presença pessoal é tão importante quanto montar um currículo muito bem elaborado. Afinal, o tom da sua voz no primeiro contato pelo telefone também deve ser controlado, sem exageros ou palavras chulas.

Quando você estiver frente a frente com o seu entrevistador, é preciso saber que as palavras usadas representam apenas 7% de toda a sua comunicação, o tom da sua voz se refere a 38% e os seus gestos correspondem a 55%.

Por isso, você deve se comunicar com bastante calma, pausadamente e respondendo às questões sem vacilar. Além disso, é preciso entender que você pode não ser o único candidato e tampouco o único compromisso do profissional naquele dia, assim, fale objetivamente e não enrole!

  1. Pontualidade

Não existe nada mais infeliz do que chegar ao local da sua entrevista de emprego atrasado. A menos que você sofra com algum imprevisto muito sério ou esteja passando mal, é preciso se adiantar ou ligar com antecedência para se desculpar, justificar a ausência e agendar outro momento.

Salvo acontecimentos extraordinários, você deve estar no lugar combinado alguns minutos antes. De acordo com especialistas na área de recursos humanos, o correto é chegar com 20 a 15 minutos de antecedência.

  1. Tranquilidade

Caso você tenha chegado 15 minutos antes, você deve cumprimentar a todos no ambiente com um sorriso, olhar firme e com um aperto de mão seguro, se for conveniente.

Se estiver muito nervoso, encaminhe-se ao banheiro rapidamente, respire, encare o espelho por algum tempo, procure se acalmar e deixar a sua expressão menos tensa. Na hora da entrevista, cumprimente o seu respectivo entrevistador, acomoda-se corretamente e procure se concentrar

  1. Conhecimento da empresa

Quando alguém lhe chama para uma entrevista de emprego, é esperado que você conheça algumas características do empreendimento. Por isso, faça uma pesquisa na internet para saber o histórico da empresa, seus principais líderes, os valores e se o cargo tem mesmo a ver com as suas intenções.

Durante o processo seletivo, procure evidenciar que você está por dentro da companhia e que se sente inspirado em ocupar uma função neste ambiente de trabalho.

Sobre o Autor

André Pereira

Deixe um Comentário