Dicas Gestão e RH

Dicas para conseguir o primeiro emprego

Escrito por meuadv

4 dicas para conseguir o seu  primeiro emprego na Área Jurídica

Currículo x Experiência: Quem ganha na hora da contratação?

Conseguir o primeiro emprego não é fácil. Sabemos que por mais que você tenha ótimas qualificações, diplomas, certificados e etc, é muito difícil disputar com aqueles que mesmo não tendo tudo isso, já estão no mercado de trabalho a mais tempo.

Não é tão simples conquistar a confiança do empregador de que você é a pessoa certa para o trabalho.  Por isso, separamos algumas dicas que vão te ajudar a ingressar no mercado de trabalho.

1 – Se comporte como jovem.

Você é jovem, bem disposto e cheio de vontade e ideias para mudar o mundo, então, aja como tal.  Na hora da entrevista, não tente parecer de forma forçada alguém mais velho, com falsas experiências no mercado, porque esse papo simplesmente não vai colar. Não tenha medo de ser você e de falar sobre seus sonhos e planos. Muitos empregadores tem preferência por candidatos jovens, justamente por possuírem mais força de vontade.

2 – Procure por vagas temporárias e estágios.

Que tal começar por um estágio ou vaga temporária?  Pesquisas apontam que os estágios contribuem muito para que você consiga uma boa vaga no futuro. E mesmo que os empregos temporários sejam incertos, você ganha experiência, e além de tudo, faz contatos, e contatos, meu amigo, é ouro no mercado de trabalho.

3 – Se candidate a outras vagas dentro da empresa.

Falta de experiência, e principalmente a falta de conhecimento prático dentro da área, são os principais motivos para a não contratação de jovens. Mas que tal começar por baixo? Uma opção para quem é paciente e não tem medo de ir atrás do que quer, é se candidatar a vagas que não exijam tanto dentro da empresa pretendida. Dessa forma você faz contatos, tem a oportunidade de mostrar suas qualidades e ainda aprende muito sobre o funcionamento da empresa.  No futuro, você definitivamente terá a confiança para ocupar os cargos mais altos e de seu interesse.

4 – Não desanime.

Eu sei que há momentos em que sentimos  que nunca vai dar certo, que você nunca vai conseguir, mas todo mundo começa de algum lugar, certo? Os que estão lá no topo hoje, também começaram de algum lugar, e com você não vai ser diferente.  Continue tentando e  se candidatando com o mesmo empenho de sempre. E enquanto não consegue, aproveite para estudar e se preparar mais. Não se acomode. O sucesso não pertence aos acomodados.

Sobre o Autor

meuadv

1 Comentário

  • Realmente, é de extrema dificuldade achar o primeiro emprego. Afinal, há uma disputa acirrada entre Currículo e Experiência. Porém, é necessário que existam mais oportunidades para o ingresso ao mercado de trabalho. O Desenvolvimento é característica primordial do sucesso.

Deixe um Comentário